Cinderela e Encantada

Que Cinderela é um dos contos de fadas mais amados do universo nós já sabemos, né? E que ele tem inúmeras versões e a cada dia surge uma nova, sabemos melhor ainda..
É difícil saber de alguém que não conheça a clássica história estreada pela Disney no ano de 1950 que, até hoje é capaz de encantar crianças e adultos mesmo com os "recursos gráficos mais escassos" de antigamente - há quem diga que prefere a bela animação por retratar a simplicidade e, ao mesmo tempo complexidade com que eram feitas, exaltando assim o trabalho árduo por trás de cada cena -.
Por trás das muitas variantes homônimas do conto de Charles Perrault, se pararmos para analisar conseguimos encontrar muitos outros filmes que, mesmo sem uma relação clara e escancarada de releitura, tende a interpretar à sua própria maneira uma narrativa que continua viva e passando de geração em geração.
Assim como as lendas urbanas, que foram contadas em determinado tempo e sabe se lá com quantas modificações continuam a se espalhar de tempos em tempos, os contos da época antiga também vivem entre nós e são retratados de maneiras diferentes dependendo do lugar, de quem conta e vários outros fatores externos; sendo assim podemos identificar partes de um em outro e de outro em um facilmente a partir do que estamos acostumados a ouvir/contar em nossa rotina.
Tendo em vista todas as histórias e adaptações que já assistimos contando sobre a Cinderela/Gata Borralheira, hoje ao assistir pela centésima vez a versão de 1950, já com uma visão diferente sobre todas as outras vezes, pude concluir que como já dizia o ditado  "na vida nada se cria, tudo se copia" e que de vez em quando isso não é exposto, mas sim de certa forma mascarado.
Como uma Cinderela mascarada, temos dos mesmos estúdios Encantada (2007)
que, com alguns ajustes torna-se uma espécie de 'irmã' do conto tão diversificado por aí. Querem ver como estes dois se encaixam e nos mostra suas semelhanças? Então vamos lá, vou mostrar três a seguir..
Com a intenção de unir os dois mundos de Disney e, de certa forma relacionar as animações (passado) aos live-actions (futuro), logo no início do filme podemos ver os animaizinhos da floresta ajudando Gisele a criar o príncipe dos seus sonhos, assim como os ratinhos ajudam Cinderela a costurar seu vestido para o baile; Gisele é banida de Andalasia - seu mundo de fantasia - para Nova Iorque - o mundo real - pela rainha má que quer continuar sendo a soberana de seu povo, assim como Cinderela que é proibida de ir ao baile pela madrasta que quer se livrar logo dela e ser parte da família real por meio de uma de suas filhas dada ao príncipe em casamento; para encerrar, Gisele é escondida no mundo real pela rainha, enquanto Cinderela é escondida no sótão.. aqui podemos notar que: cada uma das figuras malvadas de ambos os filmes tem uma visão de lugar bom e lugar ruim, porém, as duas querem estar no lugar bom e despachar as pobres moças para os respectivos lugares ruins.
E aí, estão convencidos de que Encantada pode ter sido inspirado em partes de Cinderela?
Encontraram algum outro conto relacionado? Me contem, quero saber :)

Comentários

Postagens mais visitadas