Por Lugares Incríveis: um grito de socorro!

Eu me lembro que há alguns anos eu li o livro Por Lugares Incríveis e foi uma das minhas experiências literárias mais intensas na vida. Eu costumava ser uma leitora voraz e, consequentemente, melhor escritora também (preciso retomar o hábito de leitura URGENTEMENTE!!!) e isso me fez consumir em poucos dias a história tão profunda e complexa que esta obra traz. 
Achei sensacional, mas fiquei pensativa por algum tempo. 
Confesso que chorei bastante e senti muito a história como se fizesse parte dela, devido a um momento específico de uma pessoa que passou pela minha vida. 
Certas obras têm o poder de nos fazer pensar e, mais do que isso, refletir sobre circunstâncias as quais somos submetidos diariamente; esta com certeza nos leva à uma viagem de reflexão e até mesmo descobertas, o que corrobora o fato de ser tão cativante e tocante mesmo em quem nunca nem pensou sobre o assunto.
Estava tudo bem, superei o livro. 
Passam-se anos e o que a Dona Netflix inventa de fazer? Transformar a obra literária em filme! 
Fiquei um tanto quanto em choque quando vi a chamada para o filme na página inicial, logo ali, com o maior destaque que poderia. Acessei meu e-mail, lá estava ele como sugestão no famoso 'você pode gostar desse filme'. Comecei a me lembrar da experiência de ter lido e, com um pouco de receio, me permiti assistir.
Mal sabia eu que, da mesma forma que o livro tinha mexido comigo, o filme também mexeria e, na verdade, foi capaz de mexer ainda mais.
Então vamos falar dele, né? Afinal, é por isso que estou aqui!
Com Elle Fanning e Justice Smith nos papéis principais do filme, Por Lugares Incríveis é um romance doce, conturbado e mais real do que conseguimos imaginar. Apesar de ser vendido como um romance, este filme é muito mais do que uma história de duas pessoas apaixonadas e traz problemas tão comuns nos dias de hoje de uma forma tão leve que acaba por assustar ao telespectador.
Em um ato capaz de pedir socorro e atenção a todos nós que convivemos em um mundo onde a maioria da população encontra-se no meio de uma luta contra doenças que afetam sua saúde mental, Por Lugares Incríveis trata de dois personagens que sofrem de forma completamente diferentes.
A empatia, o "olhar os outros com olhos de amor" e refletir-se na vida do outro, são sem dúvidas as melhores lições que podemos tirar desta obra tão comovente. 

De um lado, temos Violet, uma garota visivelmente abalada com a perda da irmã que briga consigo mesma a todo momento por achar que não merece viver enquanto a vida de sua irmã foi levada de forma tão abrupta; do outro lado temos Finch, um garoto aparentemente seguro que consegue controlar suas emoções e, quando não, tem um método infalível que o permite descarregar as energias e voltar como se nada tivesse acontecido para dar suporte a todas as pessoas que o cercam.
Por Lugares Incríveis é como um pedido de socorro, um alerta a todo mundo que tem pessoas queridas por perto e se importa de fato com cada vida que passa por sua vida.

Obrigada mais uma vez, Netflix, por ter superado minhas expectativas em relação a esta obra literária tão amada! 

Comentários

Postagens mais visitadas